- Detalhes
- Atualizado em 27 outubro 2021
Conselho Regional Dieta Mediterrânica - Alentejo
No âmbito da estratégia nacional para a promoção e salvaguarda da Dieta Mediterrânica que conta já com a colaboração de várias entidades, nomeadamente as Direções Regionais de Agricultura e Pescas, foi já iniciado o trabalho de constituição de Conselhos Regionais para a dinamização da DM na respetiva região.
No Alentejo, no passado dia 9 de dezembro de 2020, foi realizada uma sessão de trabalho, para delinear o Plano de Ação na valorização da Dieta Mediterrânica na região. Este debate, integrado no Projeto "Salvaguarda da Dieta Mediterrânica para a promoção de um estilo de vida saudável e modelo de sociedade sustentável", teve também como colaboradores, entre outras entidades regionais, a Rede de Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da DM (RIESDM) e a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Posteriormente foi criado um conselho regional para a dinamização e valorização da DM na região, integrado pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAP Alentejo), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR Alentejo) e ADRAL- Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo que serão as entidades responsáveis por coordenar os quatro pilares definidos no trabalho desenvolvido no projeto Territorial Med designadamente: Agricultura e Sistemas Alimentares, Território e Património, Turismo e outras atividades económicas e Saúde e Educação. Estes quatro pilares serão desenvolvidos sob o ponto de vista dos 4 vetores de atuação:
- Identificação; Investigação e documentação;
- Preservação e proteção;
- Promoção, valorização;
- Transmissão, através da educação formal e não formal;
Pilares do Conselho Regional:
- Agricultura e Sistemas Alimentares
- Território e Património
- Turismo e outras atividades económicas
- Saúde e Educação