Projetos Relevantes
A DRAP Alentejo, enquanto ponto focal da Rede Rural Nacional, no seu trabalho de promoção e divulgação de iniciativas relevantes no âmbito da agricultura e do desenvolvimento rural, dá a conhecer projetos inovadores com resultados potencialmente transferíveis para outros projetos, setores ou regiões.
Título: Um projeto no feminino | Adega Mayor
Descrição: Projeto de vitivinicultura liderado por Rita Nabeiro que encara a crescente humanização da gestão como o melhor caminho para a liderança. Inaugurada em 2007, a Adega Mayor desenhada pela mão do arquiteto Siza Vieira, primeira adega de autor do país, assume uma cultura de inovação e uma abordagem sustentável holística.
Local: Herdade das Argamassas, Campo Maior
Título: Um projeto no feminino | MAINOVA
Descrição: Mainova é um projeto consciente e sustentável liderado por Bárbara Monteiro, uma jovem empreendedora. Da área da comunicação para a agricultura, agarrou o projeto familiar e decidiu lançar-se num projeto de enoturismo. Trata-se de uma marca que tem na sua responsabilidade ambiental uma das suas principais missões, um projeto conceituado de vinhos com produção consciente e azeite artesanal.
Local: Herdade da Fonte Santa, Vimieiro
Título: Apicultura | Bee Happy
Descrição: O fascínio pelas abelhas começou cedo e a atividade na apicultura iniciou como um hobby, para voltar à liberdade e calma do campo alentejano.
No entanto, à medida que as colmeias se multiplicavam e o número de apiários aumentou, Alexandre Santana, sentiu a necessidade de se profissionalizar e criou a Bee Happy - uma marca portuguesa dedicada à apicultura, criada e sediada em Alcácer do sal.
Local: Alcácer do sal
Título: Sociedade Agrícola Vargas Madeira
Descrição: Sediada no município de Mértola, esta exploração agrícola tem como suas principais atividades, a ovinicultura e a bovinicultura, sendo um exemplo de gestão eficiente dos seus recursos hídricos.
Local: Mértola
Título: Dardico - Agro Indústria
Descrição: A Dardico é uma empresa conserveira que tem como atividade o processamento, conservação e acondicionamento de produtos alimentares congelados. Face ao trabalho desenvolvido é hoje considerada como um importante polo de desenvolvimento rural da região do Alto Alentejo.
Local: Avis
Título: Queijaria Cachopas
Descrição: Queijaria Cachopas, uma queijaria familiar cujos saberes e fazeres são preservados e transmitidos há 3 gerações.
Uma referência em todo o Alentejo e que tem vindo a criar novos produtos em articulação com as necessidades do mercado, sempre com o foco na qualidade e nas condições de vida dos animais.
Local: Évora
Título: Tecnologias Digitais na Agricultura
Descrição: A experiência de três empresas agrícolas que fazem uso das Tecnologias Digitais na sua Agricultura, nomeadamente com aplicação na horticultura. A Vitacress na produção de baby leafs, a Frestia na produção de tomate em estufa e a ACBM - Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos com aplicação na pecuária - bovinos.
Local: Odemira e Évora
Título: Tecnologia Pós-Colheita e Exportação Sudoeste Alentejano
Descrição: A experiência de de duas empresas na área da Tecnologia Pós-Colheita e Exportação Sudoeste Alentejano. A Frupor na área de horticultura, com produção de couve chinesa, cenouras baby, floricultura e vinha e a Colossus Plants na área da floricultura e cultura de plantas ornamentais.
Local: Odemira
Título: Diversificação da Produção Agrícola | Pepe Aromas
Descrição: A Pepe Aromas apostou na cultura do figo-da-índia e, com vontade de inovar e de surpreender, desenvolveu parcerias com Universidades para criar novos artigos ou novas aplicações.
Local: Évora
Título: Produção de pistácios | Olijan
Descrição: Um jovem agricultor produz, em Serpa, uma planta pouco comum no Alentejo - pistácios.
Uma planta que requer mais tempo para começar a produzir, mais horas de frio, menos necessidades hídricas e cujo consumo está associado à alimentação saudável.
Local: Moura
Título: Produção de bambu | Alenbambú
Descrição: O Bambu - uma cultura inovadora no Alentejo
Apelidada de plástico verde, esta cultura tem pouca exigência hídrica e pode ser utilizada para a produção de patês e conservas, mas também, quando transformada, no fabrico de mobiliário, pasta de papel, vestuário, biomassa e muito mais.
Local: Alvito
Título: Produção de Hortícolas | Gemüsering Portugal
Descrição: O Aproveitamento Hidroagrícola do Mira veio aportar uma disponibilidade de água de excelente qualidade e afirmar o concelho de Odemira como local de eleição para a prática da horticultura. A região tem atraído um número crescente de empresas. Desde 2002 em Portugal Paul Lenehan gere através da Gemusering Portugal uma área de produção de 70 ha na área das hortícolas juntamente com 7 outras empresas representam cerca de 1.800 ha e facturam anualmente cerca de 60 milhões de euros. A Gemusering Portugal produz batata-doce, rabanetes, aipo e ervas aromáticas para exportação.
Local: Odemira
Título: Uso eficiente de água | Herdade do Esporão
Descrição: Herdade do esporão tem como lema criar os melhores produtos que a natureza proporciona de modo responsável e inspirador. Em 2013 a herdade do Esporão definiu uma estratégia para a gestão otimizada dos recursos naturais procurando implementar medidas que associadas ao uso eficiente de água melhoram a qualidade da produção. Beneficiários desde 2015 da Medida 10.1 do PDR 2020 sobre o Uso Eficiente de Água na Agricultura e com a criação de uma estrutura de monitorização aumentaram a eficiência da rega. A empresa está desde novembro de 2016 em conversão para o Modo de Produção Biológico.
Local: Reguengos de Monsaraz
Título: Produção de Bagas Goji
Descrição: A nova geração de agricultores em Portugal, mais dinâmica e inovadora, aposta cada vez mais na diferenciação, fazendo crescer o mercado da comida saudável. Alimentada pela fartura da água, a região do Alqueva é o cenário ideal para a experimentação destas espécies novas, e um bom exemplo disso é a família de Fernando Santos.
Local: Aldeia da Luz, Mourão
Título: Azeite "O Amor é Cego"
Descrição: Dizem que “O amor é cego e que a loucura o acompanha sempre” e, talvez, possamos dizer que este foi o ponto de partida para João Rosado quando decidiu manter um olival tradicional na sua família há três gerações.
Local: Azaruja, Évora
Título: Pomar de pêra rocha e ameixa | Calibre
Descrição: A produção de frutícolas do oeste aumentou o ritmo de expansão para sul, chegando ao Alentejo. António Patrocínio, produtor de pêra rocha e de ameixa e fundador da Calibre, explica como a fruticultura se tem desenvolvido nesta região.
Local: Campo Maior, Portalegre
Título: Cogumelos Shiitake
Descrição: Em 2011 dois jovens empreendedores juntaram-se e decidiram criar, em Montemor-o-Novo, uma estufas de 850 m2 para produção de cogumelos Shiitake (Lentinula edodes), uma variedade nativa do leste da Ásia, que prolifera em troncos de árvores sem vida e são o 2.º cogumelo mais consumido e comercializado no mundo. Com um conceito extremamente atrativo foi uma questão de tempo até outros 4 empreendedores se juntarem ao projeto.
Local: Montemor-o-Novo, Évora
Título: Pomar de Fruticultura | Pomarfresh
Descrição: A Pomarfresh surge nasce pela mão de uma família alentejana que apresentou a candidatura ao PDR2020, com um projeto para jovens agricultores, para implementar um pomar de fruticultura, localizado em Beja. Atualmente este negócio familiar produz ameixas, cerejas, damascos, maçãs, pêras, pêssegos e nectarinas, distribuídos por 90 hectares, junto à barragem do Roxo.
Local: Ervidel, Beja
Título: Fileira do Figo-da-índia
Descrição: Conheça a fileira do Figo-da-índia, uma planta pertencente à família das cactáceas e trazida da América para a Europa na época dos Descobrimentos. Saiba mais sobre a sua história, produção em Portugal, comercialização, e as diversas aplicações possíveis.
Local: Évora e Beja
Título: Montado e Porco Alentejano
Descrição: José Sousa, produtor agrícola de 47 anos, inicia a sua exploração de pecuária extensiva em 1998 com a compra de uma propriedade 281 hectares, onde instala a criação do porco alentejano. Atualmente tem cerca de 1100 hectares onde, além do porco, coexistem cerca de 200 vacas e de 800 ovelhas.
Local: Ourique
Título: Pomar de Medronheiros
Descrição: O espírito empreendedor que move César Galaio, Engenheiro Civil, fez com que, em 2008, transformasse um terreno de família, em Trigaches, Beja, tradicionalmente usado para a cultura de sequeiro, num pomar de medronheiro.
Local: Trigaches, Beja
Título: Plantas Aromáticas e Medicinais
Descrição: Almabio - Cooperativa Agrícola de Produtores Bio do Alentejo, com sede em Serpa, foi criada em 2016 para promover, produzir, recolher, transformar e escoar produtos resultantes da agricultura biológica da região, assim como prestar apoio técnico, formação profissional e consultoria especializada. Atualmente a cooperativa funciona na vertente das plantas aromáticas, medicinais e condimentares, numa área de 24 hectares e com produção de 24 diferentes espécies.
Local: Serpa
Título: Romã Pomegranate
Descrição: Criada em abril de 2016 é fruto da união de vários jovens agricultores que plantaram recentemente pomares de romãzeiras no Baixo Alentejo e sentiram a necessidade de se juntarem para darem resposta a mercados cada vez mais exigentes.
Local: Aljustrel
Título: Pomar Figueira da Índia
Descrição: O produtor Paulo Ramos, é um dos muitos produtores portugueses que investiram no Figo da Índia em Portugal.
Neste vídeo explica um pouco sobre a instalação do seu pomar.
Paulo Ramos é um dos produtores já identificado no mapa de produtores disponível na página de Internet da Confraria, onde se podem obter mais informações sobre a sua exploração!
Local: Sabugueiro, Évora
Título: Paxberry Portugal
Descrição: Produção de morangos em hidroponia, uma técnica de cultivo sem solo, onde as raízes recebem a solução nutritiva que juntamente com a água proporciona todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.
Local: Beja
Título: Produtos Biológicos Transformados | Herdade do Carvalhoso
Descrição: A Herdade de Carvalhoso, única fábrica de transformação de cereais biológicos em Portugal, comercializa farinhas, cereais integrais e descascados, leguminosas tipicamente portuguesas de variedade ancestrais, entre outros.
Local: Ciborro, Évora
Título: DaVaca Lacticínios do Monte
Descrição: A história de 2 holandeses que se estabeleceram em Portugal para abrir uma vacaria e em 2014 iniciaram a produção de iogurtes de forma completamente artesanal, apenas com recurso à pasteurização, para a conservação.
O processo de fabrico é em grande parte manual e o leite é utilizado como as vacas o dão – não se retira, nem acrescenta nada.
Local: Elvas