Passar para o conteúdo principal

Disponível plataforma para o Observatório de Preços Agroalimentar

Partilhar

O Observatório de Preços Agroalimentar já se encontra online. Esta nova plataforma tem como objetivo melhorar a transparência e a informação sobre os preços de um cabaz composto por 26 produtos alimentares.

A plataforma apresenta uma interface intuitiva e informação detalhada sobre os preços dos produtos ao longo de toda a cadeia de abastecimento, desde a produção até ao consumidor final.

Para o efeito, o Observatório de Preços Agroalimentar irá disponibilizar, mensalmente, informação atualizada sobre os preços registados da produção ao consumo referentes nas fileiras selecionadas como, por exemplo, ovos, frutas, azeite ou laticínios.

Desta forma pretende-se contribuir para a informação regular dos preços, promover transparência e eficiência do processo de comercialização e contribui para uma melhor compreensão do funcionamento da cadeia de abastecimento agroalimentar.

O Observatório de preços foi criado em outubro de 2022, de acordo com o Despacho n.º 12209/2022, de 6 de outubro, através de uma iniciativa conjunta das áreas governativas da Agricultura e Alimentação e da Economia e do Mar, tendo por missão a monitorização eficaz dos preços dos produtos selecionados e dos custos ao longo da cadeia de abastecimento agroalimentar.

A plataforma foi hoje disponibilizada ao público e apresentada na reunião da PARCA -Plataforma para a Avaliação das Relações na Cadeia Agroalimentar.

  Observatório de preços agroalimentar