Passar para o conteúdo principal

CCDR Alentejo, I.P. participa no IV Congresso da Portugal Nuts e reforça compromisso com a Fileira dos Frutos Secos

Partilhar

O Vice-Presidente da CCDR Alentejo, I.P., Dr. Roberto Grilo, marcou presença no IV Congresso da Portugal Nuts, realizado em Beja, deixando uma mensagem clara e mobilizadora perante as centenas de participantes do evento.

Durante o seu discurso, sublinhou que o crescimento das culturas de frutos secos deve ser guiado por uma lógica de “inteligência hídrica”, alertando que “não haverá futuro para esta fileira sem planeamento técnico, eficiência na rega e sustentabilidade ecológica”, reforçando o compromisso do Ministério da Agricultura e Pescas com os instrumentos da PAC, a articulação com a EDIA e o incentivo à adoção de práticas agronómicas baseadas em tecnologia e dados de sensorização de campo.

O evento destacou-se pela sua enorme adesão e por abordar temas cruciais para o setor, como a proteção de culturas, gestão eficiente da água, análise de mercados e preços, e tendências de inovação e consumo no setor agroalimentar. Especialistas nacionais e internacionais contribuíram com insights valiosos, promovendo discussões sobre sustentabilidade, inovação tecnológica e estratégias de mercado.

Ao longo da sua intervenção,  o senhor Vice-Presidente,  referiu “quem conseguir provar que produz com qualidade, rastreabilidade, compromisso ambiental e social, terá vantagem competitiva nos mercados”, reforçando que as políticas públicas de apoio à valorização territorial serão reforçadas.

A importância da organização coletiva da cadeia de valor, foi outro ponto forte da sua intervenção,  destacando o papel central da Portugal Nuts como entidade agregadora e estruturante da fileira, por isso, “Produção, transformação, comercialização e exportação têm de caminhar juntas. Sem organização coletiva o valor perde-se.”

Por fim, o Vice-Presidente deixou uma nota de reconhecimento e confiança, garantindo que a CCDR Alentejo, I.P. continuará próxima do setor, apoiando-o com capacidade técnica e articulação institucional: “Acreditamos que o futuro da agricultura portuguesa se constrói em fileiras como esta, com identidade, com visão e em rede.” O IV Congresso da Portugal Nuts consolidou-se, assim, como um espaço de reflexão e partilha de conhecimento, essencial para o desenvolvimento estratégico dos frutos secos em Portugal.