
Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, visitou o Centro de Experimentação do Baixo Alentejo
Secretário de Estado da Agricultura visita Centro de Experimentação do Baixo Alentejo e reforça compromisso com inovação e valorização do setor
O Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, visitou esta terça-feira, 29 de julho, o Centro de Experimentação do Baixo Alentejo (CEBA), localizado na Herdade da Abóbada, freguesia de Vila Nova de São Bento, concelho de Serpa. A visita teve como principal objetivo conhecer as atividades desenvolvidas, os desafios e o potencial desta infraestrutura estratégica para o setor agropecuário do Alentejo.
Acompanhado por Roberto Grilo, Vice-Presidente da Agricultura e Pescas da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo, IP), e por elementos da equipa técnica do CEBA, o governante percorreu várias áreas dos 1.556 hectares da unidade, reconhecida nacionalmente pelo trabalho de experimentação agrícola, formação, demonstração de boas práticas e conservação da biodiversidade.
O CEBA destaca-se pela promoção da inovação e da sustentabilidade, desenvolvendo atividades em áreas como:
• olivicultura (regadio e sequeiro),
• cereais de outono-inverno,
• forragens,
• pecuária extensiva,
• valorização de raças autóctones e produtos tradicionais, como o queijo Serpa.
Entre os projetos visitados, destacaram-se:
• Centro de Reprodução Animal da Herdade da Abóbada, polo de duplicados do Banco Português de Germoplasma Animal, com efetivos de raças autóctones como Garvonesa, Mertolenga, Merino Branco, Campaniça ou Alentejana;
• Centro Experimental de Erosão de Vale Formoso, dedicado ao estudo da conservação do solo e combate à desertificação;
• Projeto URSA – Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva, que visa transformar subprodutos agrícolas e agroindustriais em fertilizante orgânico, através da compostagem.
Integrado na Rede de Inovação da Agenda para a Agricultura 2030, o CEBA participa em projetos de investigação e transferência de conhecimento, em articulação com entidades científicas, associações agrícolas e produtores, consolidando-se como unidade de referência para o desenvolvimento rural e a sustentabilidade.
Durante a visita, foi sublinhada a importância da valorização das competências técnicas, do reforço das equipas e da modernização dos equipamentos, garantindo serviços públicos de proximidade e qualidade ao serviço dos agricultores.
João Moura destacou a relevância estratégica do CEBA para o futuro da agricultura alentejana.
"Temos de continuar a dar à Herdade da Abóbada a valorização que ela merece e potenciá-la ainda mais.”
A visita terminou com o reconhecimento do trabalho exemplar desenvolvido no centro e com o reforço do compromisso de diálogo e cooperação institucional, essenciais para garantir a resiliência, a sustentabilidade e a competitividade da agricultura no Alentejo.