Passar para o conteúdo principal

Webinar de Boas Práticas | Comunidades rurais a enfrentar as alterações climáticas

Partilhar

O  webinar realiza-se a 19 de março de 2024 e pretende explorar as formas como as comunidades locais podem ajudar a antecipar e mitigar os impactos das alterações climáticas nas zonas rurais e adaptar-se às mudanças inevitáveis.

Objetivos:

  • Permitir o intercâmbio e a aprendizagem de experiências e iniciativas locais das partes interessadas das zonas rurais, que abordam as alterações climáticas;
  • Reforçar a capacidade dos participantes para atenuarem e se adaptarem às alterações climáticas, antecipando, planeando e executando projetos eficazes e de elevada qualidade, em conformidade com as necessidades rurais;
  • Incentivar e mobilizar os membros da comunidade do Pacto Rural a assumirem um compromisso com o Pacto e/ou a empreenderem ações relacionadas com a abordagem das alterações climáticas nos seus contextos específicos.

 
Enquadramento:

As Nações Unidas (ONU) e a União Europeia (UE) estabeleceram um elevado nível de ambição na sua luta contra as alterações climáticas e o seu impacto.

O apelo a ações impulsionadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a posição central do Pacto Ecológico Europeu realçam a relevância das prioridades da UE:

  • Transformar a Europa no primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050;
  • Reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em 55% até 2030 (pacote "Fit for 55"); e
  • Ajudar a UE a preparar-se para os impactos inevitáveis das alterações climáticas e a tornar-se resiliente às mesmas até 2050.

Estas prioridades refletem-se em todas as políticas da UE, incluindo os 28 planos estratégicos da Política Agrícola Comum (PAC) 2023-2027, os objetivos da Política de Coesão para 2021-2027 e os fundos conexos, incluindo o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Fundo de Coesão (FC), o Fundo Social Europeu Mais (FSE+) e o Fundo para uma Transição Justa (FTJ).

Estes fundos, juntamente com o novo Fundo Social para o Clima, contribuirão para um desenvolvimento regional sustentável e justo em toda a Europa.

Este é também um objetivo do Horizonte Europa e de algumas das suas missões (Oceanos, Solos, Adaptação às Alterações Climáticas, etc.) e parcerias temáticas de inovação (água, economia azul, etc.).
 
Apoiar a ação local em matéria de alterações climáticas:

A ação comunitária no domínio das alterações climáticas e da sustentabilidade é essencial para encontrar soluções adaptadas aos desafios locais e para envolver os cidadãos e promover a mudança de comportamentos.

Esta ação é apoiada a nível da UE no âmbito do desenvolvimento local de base comunitária (DLBC), de uma série de políticas e iniciativas sectoriais (Plano de Ação para a Economia Circular, Farm-to-Fork, Lei da Indústria Zero Líquida, RePower EU, Novo Bauhaus Europeu) e de uma série de estratégias da UE em matéria de biodiversidade, bioeconomia, silvicultura, transição dupla e plásticos.

Além disso, a Missão da UE para a Adaptação às Alterações Climáticas apoia as regiões, as cidades e as autoridades locais da UE nos seus esforços para criar resiliência contra os impactos das alterações climáticas.

O Pacto Europeu para o Clima, uma parte essencial do Pacto Ecológico Europeu, apoia ainda mais a ação liderada pelas comunidades em matéria de alterações climáticas.

Trata-se de uma plataforma que reúne um vasto leque de partes interessadas para trocar impressões sobre a ação climática a nível local, nomeadamente através de Parlamentos de Pares e outras atividades de envolvimento dos cidadãos.

 

Saiba toda a informação do evento na página do Pacto Rural da União Europeia.